terça-feira, 9 de agosto de 2011

Igreja de S. Vicente de Fora

Também conhecido como Mosteiro de S. Vicente de Fora. De Fora porque foi construído do lado de fora das velhas muralhas então existentes.

Em 1147 após a conquista de Lisboa aos mouros D. Afonso Henriques terá mandado construir um templo, em cumprimento de uma promessa feita na invocação do mártir S. Vicente durante o cerco.
Este santo foi proclamado em 1173 o padroeiro de Lisboa.
Em 1582 no local do primitivo templo teve início a reconstrução da Igreja de S. Vicente, que ficou concluída em 1627, sendo a sua traça da autoria do arquitecto Filippo Terzi.
A imponência actual do monumento foi da responsabilidade do arquitecto João Frederico Ludovico, nomeado em 1720 mestre arquitecto das obras do real mosteiro de S. Vicente de Fora.


Igreja de S. Vicente de Fora

Na fachada destacam-se as estátuas de 7 santos, são eles de cima para baixo e da esquerda para a direita: São Bruno - São Norberto - São Vicente - Santo Agostinho - São Sebastião - Santo António - São Domingos.



Concentração de Pombos junto á entrada da Igreja S. Vicente

A Igreja esteve encerrada durante tres anos para restauro e reabriu em 22-01-201, precisamente no dia de S. Vicente.
A cerimónia foi presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa D. José Policarpo.

















O antigo mosteiro agostiniano adjacente à Igreja conserva a sua cisterna do século XVI e vestigios dos antigos claustros.
Bem conservados encontram-se painéis de azulejos do século XVIII representando cenas da conquista de Santarém e de Lisboa por D. Afonso Henriques.
Também se pode apreciar painéis de azulejos representando as fábulas de La Fontaine.

Entrada de Acesso ao Museu e Claustros do Mosteiro














Do terraço pode observar-se toda a zona envolvente, o Tejo e o Panteão Nacional, ali ao lado.












Sem comentários:

Enviar um comentário