Foi inaugurada em 6 de Agosto de 1966 com grande festa. Nesta data era a 5ª. maior ponte suspensa do mundo.
Presentes todas as figuras relevantes da época.
Presentes todas as figuras relevantes da época.
Destacam-se pela sua importância; O Presidente Américo Tomás, o 1º. Ministro Oliveira Salazar e em representação da Igreja o Cardeal Cerejeira.
Foi baptizada de "Ponte Salazar" , mas os revoltosos de Abril de 1974, na ânsia de apagarem todos os vestígios do "Estado Novo", rebaptizaram-na de "Ponto 25 de Abril". Todavia na gíria popular foi, durante muito tempo, chamada de "Ponte sobre o Tejo".
O contributo da " Ponte sobre o Tejo" para o desenvolvimento urbanístico da margem sul, de Almada a Setúbal, foi enorme. Também serviu de estimulo ao desenvolvimento turístico do Algarve.
Desde o início que a intensidade de tráfego rodoviário foi crescente, com congestionamentos no atravessamento quase diários.
De tal modo que em 1990, cerca de 20 anos depois da inauguração, houve necessidade de adaptação do tabuleiro para 5 vias e em 1999 obras de alargamento do tabuleiro para 6 vias, coincidindo estas com a instalação da via férrea.
Até 2012 irão decorrer importantes obras de reparação, conservação e restauro da ponte.
Mas a grande obra será quando for substituído todo o tabuleiro rodoviário, cuja previsão parece ainda não existir.
O que se sabe é que, em média, a duração/validade destes tabuleiros é na ordem dos 50 anos.
No próximo dia 6 de Agosto a Ponte 25 de Abril vai celebrar 45 anos de idade.
Video com as cerimónias da inauguração
Topónimo com o nome inicial da Ponte |
Trabalhos de substituição do topónimo original |
Topónimo após a revolução de Abril de 1074 |
As várias Localizações discutidas | ||
1876 | Lisboa - Montijo (Engº. Miguel Paes) | |
1888 | Chiado - Almada | |
1889 | Rocha Conde Óbidos - Almada | Rodoferroviária |
1889 | Beato - Montijo | |
1933 | Beato - Montijo | |
1958 | Alcântara - Almada | Rodoferroviária |
Outras Curiosidades | |
1876 | Os primeiros desenhos sobre a construção de uma ponte entre as duas margens são do Engº. Miguel Pais (1825-1888). |
Projectou uma ponte rodoferroviária e com a localização, Beato - Montijo. | |
A obra orçava os 3 000 contos e com prazo de execução de 5 anos. O Governo de então não aprovou a construção e o projecto parou. | |
1933 | As iniciativas foram retomadas em 1913. |
Mas só em 1933 foi nomeada uma comissão para estudar um pedido de concessão do Engº. António Belo. | |
O projecto voltaria a parar de nono e só seria retomado em 1953 | |
1953 | Nomeada nova comissão para estudar soluções para o trafego entre Lisboa e a magem sul. |
1958 | Foi decido a construção da ponte rodoferroviária. |
1959 | Aberto concurso internacional para a construção |
1960 | Adjudicado à empresa U.S. Steel Export Company. |
1962 | Iniciada a construção em 1962-11-05 |
1966 | Inauguração em 1966-08-06. |
1966 | Á data da inauguração era a 5ª. maior ponte suspensa do mundo. |
Custo da Obra | 2,2 milhões de contos. +/- 11 milhões de euro. |
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Imagens dos trabalhos de construção da ponte
Desde o início foi concebida a estrutura para duas vias ferroviárias.
Tabuleiro já com 6 faixas de rodagem |
Bilhete de portagem do ano de 1973, ainda Ponte de Salazar |
Actualmente a Ponte 25 de Abril também é um dos principais cenários da Meia Maratona de Lisboa, que atrai todos os anos milhares de participantes.
Aproveitam o envento para disfrutarem a vista magnifica sobre a cidade de Lisboa, desde a praça da portagem em Almada e durante o atravessamento, a pé, do tabuleiro sobre o rio Tejo.
Meia Maratona de Lisboa Foto de 2008 |
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