quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ponte 25 de Abril



Foto de Alves Gaspar












Foi inaugurada em 6 de Agosto de 1966 com grande festa.  Nesta data era  a 5ª. maior ponte suspensa do mundo.


Presentes todas as figuras relevantes da época. 


Destacam-se pela sua importância;  O Presidente Américo Tomás, o 1º. Ministro Oliveira Salazar e em representação da Igreja o Cardeal Cerejeira.


Foi baptizada de "Ponte Salazar" , mas  os revoltosos de Abril de 1974, na ânsia de apagarem todos os vestígios do "Estado Novo", rebaptizaram-na de "Ponto 25 de Abril". Todavia na  gíria popular foi, durante muito tempo, chamada de "Ponte sobre o Tejo". 


O contributo da " Ponte sobre o Tejo" para o desenvolvimento urbanístico da margem sul, de Almada a Setúbal,  foi enorme. Também serviu de estimulo ao desenvolvimento turístico do Algarve. 
Desde o início que a intensidade de tráfego rodoviário foi crescente, com congestionamentos no atravessamento quase diários. 
De tal modo que em 1990,  cerca de 20 anos depois da inauguração, houve necessidade de adaptação do tabuleiro para 5 vias e em 1999 obras de alargamento do tabuleiro para 6 vias, coincidindo estas com a instalação da via férrea.




Até 2012 irão decorrer importantes obras de reparação, conservação e restauro da ponte.
Mas a grande obra será quando for substituído todo o tabuleiro rodoviário, cuja previsão parece ainda não existir.
O que se sabe é que, em média, a duração/validade destes tabuleiros é na ordem dos 50 anos.















No próximo dia 6 de Agosto a Ponte 25 de Abril vai celebrar 45 anos de idade.

                                                                             

Foto de Victor Oliveira




Video com as cerimónias da inauguração




Topónimo com o nome inicial da Ponte
Trabalhos de substituição do topónimo original


Topónimo após a revolução de Abril de 1074










As várias Localizações discutidas
1876 Lisboa - Montijo   (Engº. Miguel Paes)
1888 Chiado - Almada
1889 Rocha Conde Óbidos - AlmadaRodoferroviária
1889 Beato - Montijo
1933 Beato - Montijo
1958 Alcântara - Almada Rodoferroviária






Outras Curiosidades
1876
Os primeiros desenhos sobre a construção de uma ponte entre as duas margens  são do Engº. Miguel Pais (1825-1888).
Projectou uma ponte rodoferroviária e com a localização, Beato - Montijo.
A obra orçava os 3 000 contos e com prazo de execução de 5 anos. O Governo de então não aprovou a construção e o projecto parou.
1933 As iniciativas foram retomadas em 1913.
Mas só em 1933 foi nomeada uma comissão para estudar um pedido de concessão do Engº. António Belo.
O projecto voltaria a parar de nono e só seria retomado em 1953
1953
Nomeada nova comissão para estudar soluções para o trafego entre Lisboa e a magem sul.
1958
Foi decido a construção da ponte rodoferroviária.
1959
Aberto concurso internacional para a construção
1960
Adjudicado à empresa U.S. Steel Export Company.

1962

Iniciada a construção em 1962-11-05

1966

Inauguração em 1966-08-06.

1966

Á data da inauguração era a 5ª. maior ponte suspensa do mundo.
Custo da Obra 2,2 milhões de contos. +/- 11 milhões de euro.



Depois da inauguração
1990 Adaptação para 5 vias (uma reversível), em 23-07-1990
1995 / 1999 Obras de instação da via férrea e alargamento do tabuleiro rodoviário.
1998 Conclusão do alargamentorodoviário para 6 vias, em 06-11-1998
1998 Passagem do primeiro comboio, em 15-11-1998
1999 Início da exploração ferroviário, em 30-07-1999








Imagens dos trabalhos de construção da ponte




Desde o início foi concebida a estrutura  para duas vias ferroviárias.



Tabuleiro já com 6 faixas de rodagem

Bilhete de portagem do ano de 1973, ainda Ponte de Salazar





Actualmente a Ponte 25 de Abril também é um dos principais cenários da Meia Maratona de Lisboa, que atrai todos os anos milhares de participantes. 
Aproveitam o envento para disfrutarem a vista magnifica sobre a cidade de Lisboa, desde a praça da portagem em Almada e durante o atravessamento, a pé, do tabuleiro sobre o rio Tejo.


Meia Maratona de Lisboa Foto de 2008





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